Blog Vivo Empresa Online

A TELEFONIA SIMPLIFICADA PARA CLIENTES BEM INFORMADOS

Informação e opinião para os novos desafios de um mercado em transformação

Duilly Cicarini

Por Duilly Cicarini

CEO na Vivoempresaonline

Publicado em 04 de Março de 2018 | Atualizado em 06 de Março de 2018

RECEBA DICAS DO BLOG

Informação, Opinião e conhecimento.

5 Cuidados ao Contratar um Plano de Telefonia Empresarial

A chave para um relacionamento tranquilo com a sua operadora está no seu contrato. Afinal, é um casamento de pelo menos 2 anos.


A sobrevivência da sua empresa é hoje tão dependente da Internet e Telefonia quanto água e alimento são para a manutenção da vida humana.

Vivemos uma época em que  tudo está conectado à internet e quase a totalidade das plataformas operam em cloud¹. Em 2017,  47% de uma população mundial, que já ultrapassa 7 bilhões de pessoas, possui acesso à  à rede virtual.

Diante destes fatos eu arrisco dizer que a telefonia e a internet a que você tem acesso são um ativo mais valioso do seu escritório. Aliás hoje, graças à internet, pode ser a sua casa.

Crescimento do  número de usuários com acesso à Internet (em Milhões)


À medida que são incorporadas novas tecnologias ao seu negócio, é possível sustentar a produtividade da sua equipe sem risco de perdas, mesmo que todos trabalhem à distância, não importa em que lugar do mundo estejam.

Desde que tenham acesso a internet e telefonia de qualidade, todos os recursos encontram-se a algumas polegadas de distância.

Comecei minha carreira em vendas B2B no segmento de Telefonia para Empresas em 2002, quando os  dispositivos móveis mais modernos já conseguiam enviar SMS e a concorrência com os Pagers (que Deus os tenha) ainda era um obstáculo a superar. 

Naquela época a internet começava a sair das universidades e das grandes corporações, para as médias e pequenas empresas. Ela também já invadia os nossos lares com aqueles inconfundíveis ruídos alienígenas.

É confortante olhar pelo retrovisor da história e ver que avançamos para o que é o ambiente corporativo nos dias atuais.

Contudo, na contramão da evolução tecnológica, entra ano, sai ano, no que diz respeito ao capital humano, algumas coisas mudaram muito pouco.

Desde o começo da minha carreira ainda como estagiário, ocupando-me do recrutamento e seleção de pessoas, observo a mesma insatisfação comum à maioria dos empresários, com a qualidade dos serviços que são prestados em Telefonia. 

Esta insatisfação é geralmente encarnada (às vezes injustamente) na figura do consultor de vendas,  ou Consultor de Telefonia.

Frustração, desconfiança e até mesmo indignação  são quase uma constante.

Mas por que isto acontece?

Por que relatos de experiências ruins são tão frequentes entre empresários e gestores principalmente neste do mercado?

Para ajudar a lidar com este problema, condensei neste breve texto 5 dicas valiosas que o gestor deve adotar na hora de contratar o serviço de telefonia para sua empresa.

Siga estes e tudo sairá bem, garanto:

1. Aprenda e Ler Contratos:

Honestamente, você já leu um contrato de telefonia que assinou?

Se você está dizendo para si mesmo, orgulhoso: Eu li! Faço, portanto, outra pergunta: Você sabia quais as informações buscar e as encontrou? Descrição de serviços, valores contratuais, valores excedentes, fidelidade e multa?

É provável que "não" seja a sua resposta.

Não fique desapontado. Possivelmente, nem mesmo o seu consultor saiba localizá-los. Mas sim, você deve exigir que ele mostre (no contrato), estes 4 itens antes de assiná-lo. Se ele não souber, não ceda. Peça para ele ir buscar a informação e retornar. Sem esta segurança, você está assinando um cheque em branco.

2. Concentre-se no que está Além da Oferta:

Normalmente, são os custos extras que fazem sua conta ir às alturas.

1. Após a franquia, a internet é reduzida, bloqueada ou é cobrado o excedente?

2. Ligações de Longa distância a partir do CSP (código de seleção da prestadora) da operadora concorrente. Como fazer o bloqueio para que não seja utilizado o 31 em vez do 15?

3. Ligações à cobrar, como bloquear?

4. Tarifas excedentes, roaming?

Seu consultor precisa estar preparado para responder a estas perguntas.

3. Procure a Oferta no Contrato:

Peça ao seu consultor para apontar no contrato onde está cada produto oferecido, quantidades e características dos planos ofertados. Pode existir um abismo entre a oferta que você recebeu e os valores do contrato que você irá assinar.  Peça a ele para mostrar o valor mensal contratado, bem como todos os itens da dica 1.

Não se incomode em ser mais exigente do que a maioria dos clientes. Bons consultores entenderão como uma oportunidade para aprendizado e valorizam a transparência em sua venda. E aqueles profissionais mal intencionados, bem, eles desaparecerão.

4. Preço é Importante sim, mas é Secundário:

Imagine: seu negócio sobreviveria se a única lógica que operasse o mercado fosse a lógica de "o menor preço sempre vence"? Sem dúvida, o preço será determinante para a sua decisão, mas deixe-o em segundo plano, pelo menos enquanto estiver avaliando as diferentes opções disponíveis.

Pressione seu vendedor para obter a melhor oferta, mas descarte imediatamente aquele que não demonstrar segurança e não inspirar sua confiança, mesmo que a melhor entre as ofertas seja a dele.

Siga sempre a sua intuição. Bons vendedores são auto-confiantes e são habilidosos em criar empatia. Na dúvida, consulte outro profissional na mesma operadora. Uma busca no Google resolve este problema.

Contratos bem feitos dão menos trabalho do que os problemas ocasionados por contratos mal celebrados.

Valerá à pena, acredite. Afinal, será um "casamento de pelo menos 2 anos".

Mas nunca prossiga com 2 profissionais da mesma operadora. Se você receber 2 propostas diferentes, escolha aquele consultor que inspirou mais confiança, seriedade, não aquele que ofereceu a proposta mais barata.

Tenha em mente que operadoras não praticam preços diferentes para consultores distintos. É comum um vendedor subdimensionar uma proposta para “vencer a briga” ou até mesmo agir de forma desleal para parecer mais competitivo. Escolha portanto o consultor mais preparado e, se sua proposta estiver mais alta, mostre a proposta que recebeu (sem identificar o outro consultor) e peça para ele explicar o porquê. Certamente, ou há algo errado na proposta, ou tem alguém mal intencionado.

5. Quem vende 2 operadoras, não vende nenhuma:

Negocie o especialista em uma operadora apenas e verifique a reputação da empresa para qual trabalha. Desconfie de vendedores que apresentam propostas de 2 operadoras. Possivelmente ele é pago para representar a operadora A, mas recebe boas comissões como free lance na operadora B. Isto não é ético. Imagine este tipo de conduta na sua empresa.

Eu mesmo, quando me solicitam, recomendo especialistas de outras operadoras para meus clientes, mas jamais negocio outra bandeira.

Este é um tema bastante espinhoso e escrevi um texto falando especificamente sobre o “Consultor Bandeira Branca”. 

Aqui está o link para a matéria: Oportunos ou Oportunistas?

Recomendo a leitura. 

Se você acredita que este texto tenha o ajudado, compartilhe com seus amigos e comente abaixo o que achou.

¹Cloud: termo utilizado para a computação "em nuvem".

Aceite o desafio e compare sua operadora atual com a VIVO EMPRESAS

Inscreva-se e receba um relatório mensal com as ofertas e produtos vigentes.

mautic is open source marketing automation

Ligue agora:

(11)4380-9956

Whatsapp

(clique no ícone)

Atendimento

por email

​Consultores Online

​seg a sex 9h às 18h